segunda-feira, dezembro 04, 2006

Festa do Divino tradição na Freguesia do Ó




Uma tradição religiosa de mais de 90 anos na Freguesia do Ó. O bairro representa a cidade de São Paulo no festival de cultura paulista "Revelando São Paulo" no Parque da Água Branca.
Domingo que antecede a Festa de Pentecostes, é feito o Levantamento do Mastro Votivo no Largo da Matriz. Esse Mastro é trazido em procissão por muitos devotos, à frente o Capitão do Mastro e o Alferes carregam a Bandeira e a imagem do Divino que ficarão no alto. Ao som de sinos e queima de fogos, o Mastro sobe, avisando a todos que Pentecostes está chegando. Permanece ali com a bandeira hasteada mostrando que a comunidade está em Festa.A Festa de Pestecostes, no Domingo, é grandiosa. Além da celebração Eucarística, tem procissão luminosa, e sorteio para escolha dos novos apóstolos, como foi feito, há 2 mil anos, com o apóstolo Matias. Sob grande expectativa e com a certeza de que a escolha é feita pelo Divino, o novo Capitão do Mastro, recebe a faixa e a Bandeira e o novo Imperador, o manto vermelho, o anel, o cetro e no trono é solenemente coroado.Aplausos, sinos repicando, queima de fogos e, muita, muita, emoção.O Império é montado próximo á igreja, e nesse local é depositada a Coroa, para visitação e onde são distribuidas no dia da festa, as tradicionais "Rosquinhas do Divino", revivendo a antiga tradição que simboliza a distribuição de alimentos para os pobres. O pão era o alimento básico e do pão nasceu a "Rosquinha" que se tornou símbolo da partilha, solidariedade e fraternidade.A igreja é ricamente enfeitada, com os símbolos da festa, bandeiras e flores vermelhas. O vermelho na Festa do Divino representa o fogo, que foi uma das formas que o Espírito Santo se apresentou aos apóstolos (línguas de fogo).Durante a Festa são muitos os momentos de Fé e devoção, principalmente no toque da Bandeira, agradecendo ou mesmo pedindo ao Divino, sua benção e proteção.A Festa do Divino, retrata a riqueza da nossa cultura, e mostra a força da Fé de um povo que sabe manter suas tradições.
Fontes: Maria Lucia Miserochi de Oliveira Lins é Professora. Coordena a Festa do Divino na Freguesia do Ó como sucessora de seu pai, José Alves de Oliveira.
e www.portadoo.com.br

Nenhum comentário: